Serviços elétricos em geral | Kabelweg Engenharia – KWE.”

Brasileiros estão cada vez mais insatisfeitos com o preço da energia elétrica no país

Energia elétrica - Análise de qualidade pode reduzir preço das tarifas - Kabelweg Engenharia – KWE.

Pesquisa Ibope e Abraceel aponta que 84% dos entrevistados consideram a energia elétrica cara ou muito cara.

A insatisfação dos brasileiros com o valor da tarifa de energia elétrica deu um salto nos últimos anos, de acordo com a mais recente pesquisa Ibope e Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). Em 2020, 84% dos consultados disseram que a energia elétrica é cara ou muito cara no país. Em 2014, ano da primeira pesquisa, esse índice estava em 67%.

Para a Abraceel, o aumento indica que o valor pago pelos consumidores tem ficado cada vez mais evidente nas despesas familiares. O estudo ouviu 2 mil pessoas de todas as regiões do país, entre 24/3 e 1/4 de 2020.

 

Energia elétrica – Altos impostos e falta de concorrência

Os entrevistados também opinaram sobre os principais motivos que causam o alto preço das tarifas. Neste caso, dois fatores se destacaram: para 55%, os impostos são os maiores vilões do preço, e 28% apontaram a falta de concorrência do setor como razão primordial dos altos valores.

A demanda por um mercado aberto também tem crescido: 80% dos consumidores gostariam de escolher sua operadora de energia elétrica, e 63% trocariam de fornecedor caso tivessem opção. A insatisfação com a distribuidora de energia elétrica atual aumentou de 66% para 80% em 6 anos. O principal motivo para a troca seria, claro, o preço – justificativa utilizada por 64% dos participantes do estudo.

O presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, afirma que a energia elétrica é um dos serviços mais taxados do país, o que impacta diretamente o valor da tarifa:

— Os governos estaduais têm muita facilidade em arrecadar imposto por meio da conta de luz, então incidem diversos impostos – federais, estaduais – e o consumidor percebe que a energia é cara devido aos muitos tributos.

 

Preocupação ambiental

A pesquisa também aponta que o brasileiro está cada vez mais interessado em fontes de energia renováveis e amigas do meio ambiente: 90% dos entrevistados afirmaram que gostariam de gerar a própria energia em casa, e 17% escolheriam sua operadora com base em uma geração de energia mais limpa. Em 2017, ano em que esta pergunta foi incluída no estudo, o índice era de 13%.

Por outro lado, como o valor da tarifa é um incômodo latente, apenas 39% dos consumidores consultados pelo estudo afirmaram que topariam pagar uma conta de luz mais cara para incentivar a geração de energia limpa.

 

Análise de qualidade de energia elétrica – Como deixar a conta de luz mais barata?

Uma dica já conhecida, mas que sempre vale reforçar é optar por lâmpadas de LED, que são mais eficientes que as lâmpadas comuns e têm vida longa.

Se mesmo com todas as precauções você achar que as contas de sua casa ou sua empresa estão mais caras do que deveriam, uma opção é fazer a medição de energia com a KWE Engenharia. O serviço vai permitir que se faça uma análise de qualidade de energia elétrica completa para identificar problemas que estão afetando o seu consumo de energia elétrica.

Fonte: Agência Brasil

Vitor Gilard
Vitor Gilard

Editor de Conteúdo • Podcasts • Jornalista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.